Instituições

Uma das bases para a eficiência da gestão pública, na visão do MGPE, é a melhoria contínua das instituições. Essa base está estruturada em três pilares: Aprimoramento da Comunicação Organizacional e com a Sociedade, Melhoria da Estrutura de Atendimento e Modernização e Uso Intensivo das Tecnologias de Informação. Conheça mais sobre cada um:

APRIMORAMENTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E COM A SOCIEDADE – A comunicação é ferramenta imprescindível de interação, prestação de contas e transparência dos órgãos públicos. No entanto, essa comunicação precisa ser bidirecional e efetiva. A população precisa saber o que fazem os órgãos públicos e a quais deles recorrer em caso de necessidade. No entanto, a comunicação precisa se dar também no âmbito intraorganizacional, de modo a evitar discrepância de informações e falta de alinhamento entre as diversas unidades organizacionais da Administração Pública.

MELHORIA DA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO – Num País com a pujança do Brasil, não é desejável que o cidadão encontre instalações de algumas repartições públicas sem a devida manutenção predial e sem acomodações confortáveis para o seu atendimento. Uma estrutura inadequada ao atendimento ao público é, a nosso ver, fonte de insatisfação da população para com o serviço público e consequente geradora de descrédito da população com relação a suas instituições.

MODERNIZAÇÃO E USO INTENSIVO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO – Não obstante o uso cada vez maior da tecnologia de informação para a prestação de serviços públicos, a tomar como exemplos de excelência os sistemas desenvolvidos por SERPRO e Receita Federal, e os processos digitalizados do Poder Judiciário, muitas vezes contratações para o desenvolvimento de sistemas na Administração Pública acabam não resultando no produto esperado, seja por falta de real necessidade de desenvolvimento do sistema; falta de habilidade gerencial no planejamento de um sistema compreensível pelo cidadão; ou falta de habilidade da equipe contratada em entregar o produto nos termos solicitados. A construção de quadro efetivo com qualificação para exercer as atribuições de Tecnologia de Informação e a exigência de uma análise aprofundada para o desenvolvimento de novos sistemas é necessidade premente na moderna Administração Pública, ao tempo em que o uso das novas tecnologias para otimizar rotinas deve ser cada vez mais estimulado.